Notícias
Instituições bolivianas conhecem as vantagens e oportunidades das redes avançadas
- Posted By Luiz Alberto Rasseli Junior
- Noticias - RedCLARA
RedCLARA apresentou às instituições acadêmicas e científicas bolivianas as múltiplas vantagens e oportunidades de fazer parte de uma comunidade mundial de redes avançadas, por meio da criação de uma Rede Nacional de Pesquisa e Educação no país, que promove a conectividade e o trabalho colaborativo dessas instituições com a região e o mundo.
A apresentação ocorreu nesta quinta, 1º de junho, no webinar "Redes avançadas: conectando a ciência e a academia boliviana ao mundo", onde o diretor executivo da rede regional, Luis Eliécer Cadenas, falou sobre os desafios e oportunidades para formar uma Rede Nacional de Pesquisa e Educação (NREN) na Bolívia.
Durante sua apresentação, Cadenas também explicou que, no âmbito do projeto BELLA II, implementado pela RedCLARA e financiado pela União Européia, a rede está trabalhando com os diferentes países da região que ainda não estabeleceram uma NREN e que não estão conectados à infraestrutura e ao ecossistema proporcionado pela RedCLARA, para completar sua conectividade.
O projeto BELLA II busca fortalecer e expandir o ecossistema digital regional e apoiar o desenvolvimento da educação, pesquisa e inovação. “O que construímos é muito mais que uma infraestrutura de conexão, é um ecossistema de atores que estão interligados. A conectividade que proporcionamos enquanto organização e que é fornecida pelas redes nacionais em cada um dos países constituem uma plataforma dedicada e especializada para garantir interações e articulações entre os vários atores, que enriquecem o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento e aplicação de soluções aos desafios que os países têm”, detalhou.
Por sua vez, Roberto Zambrana, presidente do Capítulo Boliviano da Internet Society (Fundação ISOC) compartilhou a história e as perspectivas das redes avançadas na Bolívia. Além disso, o webinar explicou dois casos de uso de redes avançadas na região. Oswaldo Alves, Gerente de Projetos Estratégicos da RNP, a rede nacional do Brasil, apresentou o uso de alternativas de conectividade fluvial naquele país, e Carlos Gamboa, Diretor Executivo do CONARE, a NREN da Costa Rica, compartilhou a história de sucesso da implantação de eduroam.
No mundo existem mais de 144 Redes Nacionais de Pesquisa e Educação, organizações que coordenam em nível nacional a infraestrutura digital necessária para que universidades e centros de pesquisa aprimorem seu trabalho colaborativo, promovam seus resultados e integrem-se eficientemente em nível global com outras redes nacionais. As NRENs são fundamentais para o desenvolvimento da ciência, inovação, educação e cultura no país anfitrião e na região.
Por meio de sua e-Infraestrutura e serviços adaptados às necessidades de sua comunidade e como líder regional e promotora da colaboração telemática em educação, ciência e inovação, RedCLARA interconecta 11 redes nacionais de pesquisa e educação de países latino-americanos, promovendo a colaboração no trabalho e o desenvolvimento de grande pesquisa e análise através de sua rede de internet dedicada.
Por sua vez, RedCLARA une a América Latina com o mundo inteiro, em colaboração com seus pares GEÁNT, a rede acadêmica pan-europeia, Internet2, seu par nos Estados Unidos, e Canarie, no Canadá.
Com sua integração na comunidade de redes avançadas, se abririam para a Bolívia as possibilidades oferecidas por ter conectividade dedicada à ciência e à educação no país, assim como unir grupos de trabalho, projetos multilaterais e o diversificado ecossistema digital da regiãoe do mundo.
A gravação do webinar está disponível no canal da RedCLARA no YouTube. Acesse em https://www.youtube.com/watch?v=xHHpH0N4ze8