A RUTE-AL busca a integração regional da saúde na América Latina, a partir de redes acadêmicas e em colaboração com os diversos atores e profissionais das instituições de saúde. Seu objetivo é expandir e fortalecer a cooperação científica e educacional em saúde na América Latina por meio da implementação de atividades colaborativas que apoiem o desenvolvimento de uma rede regional de telemedicina com base na experiência da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) no Brasil.
Após a inscrição, qualquer instituição de saúde pode participar das sessões, mas apenas as instituições de pesquisa e ensino que são membros das redes acadêmicas podem criar novos SIGs (Special Interest Groups).
Por meio dos vínculos da RedCLARA (Cooperación Latinoamericana de Redes Avanzadas) com as redes acadêmicas e das articulações entre especialistas, as instituições participantes contam com a colaboração de redes parceiras na América Latina, Europa, Ásia, Austrália, Estados Unidos, países do BRICS e países de língua portuguesa.
Os membros dessas redes acadêmicas já podem fazer parte da RUTE-AL. As redes acadêmicas que ainda não estão integradas podem solicitar a adesão à RedCLARA.
A RUTE-AL tem capítulos nacionais no Brasil, Chile, Colômbia e Equador.
Um grupo de especialistas que reúne profissionais de saúde para explorar os problemas regionais de saúde na América Latina e no Caribe, onde a cooperação entre os países é essencial para responder a esses problemas. O grupo busca promover a colaboração e a troca de conhecimentos para melhorar a assistência médica e, eventualmente, identificar soluções digitais na assistência médica que também possam contribuir para resolver esses problemas.
Grupo de especialistas em saúde e tecnologia, dedicado à promoção e ao desenvolvimento de tecnologias digitais de saúde para a América Latina e o Caribe, facilitando a colaboração entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos em projetos inovadores.
Ir além dos tradicionais webinars e incentivar a construção de uma rede colaborativa permanente em temas de saúde e telemedicina é o objetivo do novo ciclo de webinars da Rede Universitária de Telemedicina da América Latina (RUTE-AL), que teve início em abril e se estenderá até novembro, com o apoio da RedCLARA e de suas Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIEs) membros.
A série de webinars terá duas sessões mensais e contará com a participação de painelistas multidisciplinares, escolhidos entre especialistas e professores das instituições membros das RNIEs que compõem a RUTE-AL, como RNP (Brasil), CEDIA (Equador), RENATA (Colômbia), CUDI (México) e REUNA (Chile). Para mais informação, visite https://bit.ly/3V9pVZ5.
Os professores de saúde criam grupos de interesses especiais (SIGs), produzem troca de conhecimento online em várias especialidades e praticam uns com os outros, com residentes e alunos. Isso cria a integração, colaboração e sustentabilidade do conhecimento em rede. O estabelecimento de relações, a geração de articulações, projetos e pesquisas são realizados por meio dessa coordenação que está em benefício dos associados.