Conexão a Redes Acadêmicas
O serviço central de RedCLARA é a conexão à rede acadêmica avançada para as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNPE) da América Latina que a integram; isto permite que as redes afiliadas se comuniquem com universidade, centros de pesquisa e com a comunidade científica a nível mundial e distribuam esta mesma conectividade a suas instituições sócias. Esta comunicação é feita por meio de uma rede dedicada, sem congestionamento e independente da rede de Internet comercial, o que garante uma alta qualidade de serviços e um trânsito veloz e seguro para os dados acadêmicos.
RedCLARA está interconectada a redes pares do mundo como GÉANT (Europa), Internet2 (USA), CANARIE (Canadá), TEIN*CC (Ásia), WACREN (África do Oeste e Central), UbuntuNet (Africa do Leste e Sul), ASREN (Estados Árabes), entre outras.

Para conectar-se à RedCLARA, as instituições científicas, acadêmicas e/ou de pesquisa interessadas devem primeiramente estar integradas à Rede Nacional de Pesquisa e Educação (RNPE) de seu país de origem. A conexão à RedCLARA só é possível por meio destas redes que, por sua vez, devem ser membros da rede regional. Para isso, devem acreditar sua existência, ser uma instituição sem fins lucrativos e assinar os Estatutos de CLARA. Somente uma RNPE por país pode ser parte e ter conexão à rede de RedCLARA.
- Acceso a grandes capacidades en una red troncal de 10 Gbps que conecta a 11 países latinoamericanos y 134 a nivel global.
- Los afiliados cuentan con una red dedicada, independiente de la Internet comercial, conectada a más de 18.700 instituciones académicas y de investigación a nivel global.
- La red ofrece comunicación sin límites de ancho de banda para enviar o recibir datos a cualquier institución académica a nivel l
- Se cuenta con servicios avanzados que no pueden conseguirse en las redes comerciales sin una alta inversión de dinero, como circuitos dedicados (capa 2) para interconectar instituciones, laboratorios, observatorioso centros de datos, entre otros.
-
Acceso a una comunidad global activa y con grandes proyectos de redes para la investigación y educación.