Notícias
- Luiz Alberto Rasseli Junior
Latinoamericanos e caribenhos conheceram os objetivos e desafios de BELLA II no primeiro webinar do Projeto
Os objetivos estratégicos, premissas e resultados esperados do Projeto BELLA II (Building the Europe Link to Latin America and the Caribbean) foram apresentados oficialmente ao público latinoamericano e caribenho em uma jornada de três encontros online organizados pela RedCLARA que reuniu a mais de 150 pessoas entre os dias 22 e 24 de maio.
O primeiro webinar de BELLA II, “Aliados para construir o ecossistema digital da América Latina e Caribe”, cumpriu o objetivo de ser um espaço de aproximação e intercâmbio entre as partes interessadas da região e um preâmbulo para os diálogos políticos que ocorrerão no âmbito do projeto e da Aliança Digital entre a União Europeia e a América Latina.
Nas três sessões - 22 de maio para a América do Sul; 23 para a América Central; e 24 para o Caribe – o evento reuniu representantes de governos, agências de inovação, universidades e centros de pesquisa, empresas e sociedade civil, entre outros, que ouviram apresentações das organizações envolvidas no desenvolvimento do BELLA II, tiraram suas dúvidas sobre a implementação do programa e, principalmente, foram motivados a aderir à iniciativa.
“A intenção dos webinars é esclarecer a abordagem do BELLA, bem como convidar todos os interessados a participar ativamente. Não só empresas, universidades e redes nacionais, mas todos os setores, para que possamos desenhar algo que responda às necessidades de nossa região, tão necessitada de desenvolvimento e inovação”, explicou o diretor executivo da RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas.
Para isso, além de Cadenas, o webinar contou com a participação de palestrantes como Emma Clua, representante do Departamento de Relações Internacionais da Comissão Européia (DG-INTPA), Sebastián Rovira e Valeria Jordán, da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), Sergio Bandinelli, Juan Gárate e Maika Gorostidi da TECNALIA, Florencio Utreras e Jaime Ortega do Programa Copernicus, e Paola Arellano e Carlos Gamboa, diretores executivos das redes avançadas do Chile (REUNA) e Costa Rica (ResCONARE ), respectivamente.
Na opinião de Emma Clua, que é Líder da Equipe México, América Central e Caribe do DG-INTPA, BELLA é um bom exemplo do impacto que a recém-assinada Aliança Digital UE-LAC pode gerar. “A agenda de transformação digital é uma prioridade para a UE e, por isso, estamos em constante comunicação com os países envolvidos na aliança digital para trabalharmos juntos com base em uma série de valores compartilhados entre as duas regiões, como a conectividade focada no ser humano”, disse.
Além do impacto da Aliança Digital UE-LAC e sua relação com os objetivos do BELLA II, o evento também abordou a importância dos diálogos políticos, o acelerador de investimentos com o desenvolvimento de bancos de testes e a conexão com empresas em fase inicial, universidades e centros de pesquisa, e o valor do BELLA para o programa de observação da Terra da UE (União Européia), Copernicus.
Os vídeos das três sessões do primeiro Webinar BELLA II, "Aliados para construir o ecossistema digital da América Latina e Caribe", já estão disponíveis no canal da RedCLARA no YouTube. Para mais informações sobre o Programa e seu progresso, visite https://bella-programme.eu/