Esta ferramenta permite que você identifique oportunidades de financiamento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, prêmios e bolsas de estudo, bem como localizar e contatar, entre os usuários do Colaboratorio, potenciais colaboradores em suas áreas de interesse. Fundos e Sócios conta com um sistema de alertas de fundos que, gerados de acordo com as preferências indicadas pelo usuário ao se registrar no Colaboratorio, chegarão diretamente ao seu e-mail, uma vez por semana.

fys_es.png

Fundos e Sócios apresenta as seguintes informações:

  • Fundos: informações sobre convocatórias para apresentação de projetos, lista de oportunidades de financiamento, de bolsas de estudo e prêmios. Nesta lista são exibidas informações como nome, resumo, quantidade e data de encerramento dos chamados. Além disso, se você souber de uma fonte de financiamento que não aparece entre as opções, pode sugerir esse fundo ao banco de dados, enviando a URL e uma mensagem para o administrador.
  • Sócios: lista de possíveis contatos filtrados no banco de dados de usuários do Colaboratorio de acordo com as informações de perfil inseridas pelos usuários.
  • Avisos: publicações feitas por outros usuários que procuram encontrar novos membros para seus projetos ou que anunciaram sua disponibilidade para se juntar a pesquisas já existentes. O usuário, se assim o desejar, também pode publicar um aviso, especificando a disciplina, seu país de origem e dando uma breve descrição de seus interesses.

Entre no Colaboratorio com seu nome de usuário e senha, e clique em ‘Fundos e Sócios’ no menu lateral esquerdo. No lado direito há um espaço dinâmico que mostra informações sobre possíveis parceiros.

Na parte superior da página se encontra o menu principal com um filtro para exibir Parceiros, Avisos ou Fundos. Você também encontrará a opção ‘Meus alertas’, onde visualizará as informações que marcou com o ícone salvar: convocatórias, possíveis contatos e anúncios de quem procura colaboradores para seus projetos.

Sócios: esta opção exibe uma lista de possíveis contatos que se inscreveram no Colaboratorio e que estão relacionados às suas áreas de interesse. Você também pode filtrar ou organizar a informação de potenciais parceiros usando classificações como ‘mais recentes’, ‘mais antigos’ ou ainda por ordem alfabética, além de definir o número de contatos que deseja visualizar por página. No menu Busca Avançada é possível delimitar ainda mais sua busca por meio das opções de ‘disciplina científica’, ‘instituição a que pertence’, país de residência e idioma.

Avisos: Esta seção permite ao usuário revisar publicações feitas por outros membros da plataforma com interesses semelhantes. O usuário também pode filtrar ou organizar a informação de avisos por ‘Mais recente’, ‘Mais antigas’ ou alfabeticamente e definir o número de avisos ou publicações que deseja visualizar por página. No menu Busca Avançada, o usuário pode restringir sua busca por meio de palavras-chave, subdisciplinas científicas, prazo de validade e país de residência.

Fundos: Ao selecionar o filtro para visualizar a opção Fundos, você verá a lista de oportunidades de financiamento, bolsas e prêmios. Nesta lista, são exibidas informações rápidas sobre nome, resumo, quantidade e data de encerramento das convocatórias. Se o usuário quiser visualizar a informação completa, será necessário clicar sobre o título do fundo específico.
  • Fundos de prêmios e de nomeações
  • Fundos para bolsas de pesquisas ou de estudo
  • Fundos para projetos de pesquisa e inovação e de desenvolvimento.

Com a opção Procurar por palavras, você pode realizar uma pesquisa básica e filtrar os resultados com outros critérios para continuar refinando as informações obtidas. O usuário também pode definir os resultados por critérios como palavras-chave, disciplina científica, tipo de moeda, valores, data de vencimento, país de residência e patrocinador. Também pode sugerir a publicação de uma convocatória, enviando o link correspondente e uma mensagem para o administrador, a partir do botão ‘Sugerir Fundo’.

A cada semana, de acordo com as áreas de interesse definidas em seu perfil, o sistema envia por e-mail os últimos fundos carregados nessas áreas. Além disso, como parte das atualizações feitas no sistema, você pode filtrar diretamente no menu superior todos os fundos que se aplicam a um país, uma função que foi desenvolvida com RedCEDIA, do Equador e RedCONARE, da Costa Rica, para melhorar o serviço de pesquisa e recuperação de informações.