Cada comunidade no Colaboratorio tem seu espaço de ação privado, com um mural onde se compartilham informações, imagens, documentos e vídeos, além de uma lista de e-mails da comunidade, uma sala privada para videoconferências - VC Espresso - que permite gravar e arquivar conteúdo, bem como compartilhar diferentes tipos de arquivos. Por fim, um Wiki para trabalho conjunto, entre outras ferramentas para uso exclusivo e privado de cada comunidade.

serv-comunidades.jpg

É um ambiente colaborativo e privado que permite que pesquisadores e acadêmicos desenvolvam atividades com seus pares e colaboradores dentro de uma comunidade específica, seja ela uma pré-existente ou uma criada pelo próprio usuário. Para usá-lo, é necessário estar cadastrado e logado no Colaboratorio.

 

Há duas formas possíveis:

  • Botão Comunidades: no menu esquerdo do Colaboratorio. Clique para ter acesso à lista completa de comunidades.
  • Seção Comunidades na página inicial do Colaboratorio: nesta seção você encontrará as cinco comunidades com as quais trabalha com mais frequência (caso seja um novo usuário, este espaço aparecerá vazio). Além disso, são mostradas possíveis comunidades de interesse, segundo as áreas definidas quando de sua inscrição na plataforma; existe ainda a possibilidade de buscar grupos específicos e de ter acesso direto à lista completa das comunidades do Colaboratorio.
No menu superior da página do serviços, você encontrará a opção +Comunidade. Ao clicar nela, dará início ao processo de criação de uma nova comunidade. O nome escolhido será utilizado de forma automática para gerar a lista de e-mails da comunidade. A sugestão é utilizar um nome curto (que pode ser modificado posteriormente).

Exemplo:

Nome da Comunidade: Innovación TIC
Lista de e-mails: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Uma vez completo o formulário de registro e apertado o botão ‘Criar comunidade’, o sistema processará a solicitação e enviará uma mensagem de boas vindas, te convidando a entrar no espaço e a personalizá-lo. Na página central de uma comunidade é possível ver quem são os membros da mesma, acessar seu Wiki e também sua sala de VC Espresso.

Além disso, como administrador é possível:
  • Enviar convites a pares e colegas.
  • Compartilhar mensagens rápidas, imagens e vídeos.
  • Compartilhar discussões e avisos.
  • Assignar permissões de administração.
  • Convidar outros usuários a editar/atualizar o conteúdo disponível
Uma vez criada a comunidade, esta aparecerá na aba Minhas Comunidades.
Para convidar pares e colegas para serem parte de uma comunidade, clique em ‘Convidar contatos’. Se o contato já é membro do Colaboratorio, selecione o nome na opção ‘Meus contatos’. Caso contrário, utilize a opção ‘Convidar por email’. Escreva uma mensagem curta e selecione a opção ‘Enviar convites’. Ao receber a mensagem, seu contato será convidado a registrar-se na plataforma e ter acesso ao espaço. É possível convidar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Os contatos convidados devem registrar-se ou fazer login para poderem ter acesso à Comunidade.

Na área central da página do serviço se encontra um menu que contém um buscador e botões de acesso a todas as comunidades existentes no Colaboratorio, listadas da seguinte maneira.

  • Minhas Comunidades: Comunidades criadas pelo usuário ou aquelas das quais ele faz parte.
  • A-Z: Todas as comunidades disponíveis no Colaboratorio listadas em ordem alfabética.
  • Área Temática: Todas as comunidades do Colaboratorio classificadas de acordo com as áreas científicas às quais pertencem.
  • Comunidades de interesse: Comunidades filtradas de acordo com as categorias científicas de interesse do usuário (definidas pelo próprio em seu perfil).