Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Co-oordination & Harmonisation of Advanced e-INfrastructures for Research and Education Data Sharing - CHAIN REDS

Co-oordination & Harmonisation of Advanced e-INfrastructures for Research and Education Data Sharing - CHAIN REDS

Início: Novembro 2012
Fim: Maio 2015
Fundo: EC - FP7
Website:  http://www.chain-project.eu/
Objetivo Geral: Promover e apoiar a colaboração científica e tecnológica através de diferentes infraestruturas eletrônicas, adotadas e exploradas em vários continentes, para definir um passo rumo a um ecossistema global de infraestruturas eletrônicas que permitem que as Comunidades Virtuais de Pesquisa (VRC - Virtual Research Communities), os grupos de pesquisa e até mesmo pesquisadores individuais possam acessar e usar eficientemente os recursos distribuídos globalmente (por exemplo: recursos de computação, armazenamento, dados, serviços, ferramentas, aplicativos).

Participantes: INFN (Itália) – coordenador, CIEMAT (Espanha), GRNet (Grécia), CESNET (República Checa), UbuntuNet Alliance (África Subsaariana), RedCLARA (América Latina), IHEP (China), ASREN (Estados Árabes), SIGMA (França).
CHAIN-REDS é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia (DG CONNECT) que pretende promover e apoiar a colaboração científica e tecnológica por meio de diferentes e-Infraestruturas estabelecidas e operadas em vários continentes, a fim de definir um passo para um ecossistema global de e-Infraestruturas que permitirá às Comunidades Virtuais de Pesquisa (VRC – Virtual Research Communities), os grupos de pesquisa e inclusive os pesquisadores sozinhos terem acesso e poderem utilizar eficientemente recursos distribuídos em nível global (por exemplo: computação, armazenamento, dados, serviços, ferramentas, aplicativos).

Objetivos:
  • Estender e consolidar a cooperação internacional da Europa com outras regiões do mundo no domínio das e-Infraestruturas para pesquisa e educação, reforçando deste modo a colaboração científica e ampliando o impacto da Área de Pesquisa Europeia (ERA – European Resarch Area).
  • Promover, coordenar e apoiar o esforço de uma massa crítica de e-Infraestruturas não europeias para a educação e pesquisa, a fim de que elas colaborem com a Europa por meio da interoperabilidade e a interoperação de grades computacionais e outras DCI (Distributed Computing Infrastructures – Infraestruturas Computacionais Distribuídas) como potenciais federações de Nuvens e centros de HPC (High Performance Computing – Computação de Alto Desempenho).
  • Estudar as oportunidades de compartilhar dados por meio de diferentes e-Infraestruturas e continentes, ampliando o alcance da Base de Conhecimento CHAIN existente para Infraestruturas de Dados e Implementações de Nuvens.
  • Promover construção de confiança para infraestruturas de Dados Científicos nas diferentes regiões do mundo, incluindo aspectos organizacionais, operacionais e técnicos.
  • Demonstrar a relevância da cooperação intercontinental em vários campos de dados científicos administrando Comunidades Virtuais de Pesquisa existentes e emergentes (por exemplo: Ciências da Terra, Mudança Climática, Genômica, etc.) e propondo aproximações pragmáticas que poderiam impactar no trabalho de cada dia para o pesquisador, embora não seja estruturado no âmbito de um Comunidade Virtual de Pesquisa.
  • Proporcionar guias e recomendações para o estabelecimento de roteiros visando a colaboração global no longo prazo em e-Infraestruturas e harmonização de políticas existentes. Está previsto que elas atuem como um input para os mecanismos de tomada de decisão e política, harmonizado com a Agenda Digital Europeia e o Horizonte 2020.