Cada país da América Latina pode conectar-se a RedCLARA através de sua Rede Nacional de Pesquisa e Educação, RNIE. Atualmente, estão conectados à nossa rede Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela.
A nível de capacidade, a RedCLARA tem uma infraestrutura entre os nós da América Latina mencionados, na modalidade de IRU (Irrestrictible Right of Use) a 10 ou 15 anos. Neste modelo, RedCLARA tem fibra escura na América Central, passando por Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México, uma linha de 10 Gbps entre Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), assim como um lambda de 10 Gbps entre Buenos Aires (Argentina) e Porto Alegre (Brasil).
RedCLARA é +Rede +Ciência, e sua conectividade e serviços que, sobre sua infraestrutura de Internet avançada operam online, estão destinados a fomentar o desenvolvimento de iniciativas de pesquisa científico-acadêmicas latino-americanas; verdadeiras oportunidades para pesquisadores, cientistas e acadêmicos da região.
De caráter gratuito, os serviços de RedCLARA podem ser utilizados somente pelos membros das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIE) que na América Latina estão conectados à sua infraestrutura de rede, e por aqueles cientistas, acadêmicos e pesquisadores que pertencem a uma instituição conectada a estas RNIE. Além dessa conexão, é preciso que a pessoa interessada em empregar nossos serviços de colaboração se registre no Portal de Comunidades de RedCLARA.
Concebido para fomentar a colaboração entre as distintas comunidades de pesquisa e facilitar o trabalho de cientistas, acadêmicos e dos membros das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação de RedCLARA, o portal oferece acesso direto e gratuito aos serviços de multiconferência (SIVIC), videoconferência (VC Espresso), transferência de arquivos pesados (eNVIO), gestor de eventos e atividades acadêmicas (Indico), alertas de fundos de financiamento, Wikis, entre outros que te convidamos a conhecer.
RedCLARA: +Rede +Ciência.