Destacamos

Avances de MAGIC, Tandem y Sci-GaIA serán presentados y discutidos en WACREN2017

Juntamente con TANDEM y Sci-GaIA, el proyecto MAGIC participará una vez más en WACREN, la conferencia que reúne a las R...

RedCLARA anuncia peering com Google

Serviço está disponível para as redes avançadas conectadas a RedCLARA desde o dia 1º de março, tra...

Juntamente com TICAL: Encontro Latinoamericano de e-Ciência - Convocatória de Trabalhos

El Encontro Latinoamericano de eCiência BELLA-T1 (a realizar-se juntamente com TICAL2017, em San José, Costa Rica, entre 3...

Serviços para Usuários Finais e Conectividade

Comunidades

Comunidades

Comunidades

Serviço que permite encontrar grupos que compartilhem de suas áreas de interesse e/ou pesquisa ou ainda criar novas comunidades sobre campos científicos de seu interesse.

VC Espresso

VC Espresso

VC Espresso

Programe e realize conferências web a partir de seu computador pessoal. O serviço permite ainda que você tome notas, compartilhe apresentações e grave suas reuniões enquanto interage com os demais participantes.

Quem pode usar o VC Espresso?

VC Espresso está disponível para todas as comunidades de pesquisa e membros das instituições sócias das redes nacionais que integram RedCLARA e que estão registrados no Colaboratorio.

¿Cómo usar VC Espresso?

Entre no Colaboratorio de RedCLARA e selecione o serviço. Preencha os campos do formulário do VC Espresso. Escolha a data e a hora do encontro e convide seus colaboradores. No momento da reunião, entre na sala escolhida e ative as funções de áudio e vídeo. No VC Espresso você conta ainda com uma sala virtual pessoal para suas reuniões e com as salas das comunidades nas quais participa.

O VC Espresso, assim como os demais serviços do Colaboratorio, pode ser integrado aos portais das redes latinoamericanas e europeias.

Fundos e Parceiros

Alertas

Fundos e Parceiros

No Fundos e Parceiros você poderá encontrar oportunidades de financiamento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e identificar, entre os usuários do Colaboratorio, potenciais interessados em trabalhar conjuntamente em suas áreas de interesse.

Convocatórias: com informação sobre as convocatórias para a apresentação de projetos feitas por diversas fontes de financiamento, cujas datas de vencimento estejam próximas. Usando as opções disponíveis, o usuário pode ordená-las alfabeticamente ou por data de lançamento. Além disso, caso o usuário conheça uma fonte de financiamento que não consta entre as opções, pode sugerir a incorporação de tal fundo à base de dados, enviando uma URL e uma mensagem ao administrador.

Busco Parceiros: lista de possíveis contatos, filtrados a partir da base de dados de usuários do Colaboratório, de acordo com a informação de perfil fornecida pelos usuários.

Avisos: publicações feitas por outros usuários que buscam encontrar novos membros para seus projetos ou que tenham anunciado sua disponibilidade para somar-se a outras buscas já existentes. O usuário, se assim desejar, também pode publicar um aviso especificando a disciplina, seu país de procedência e fornecendo uma breve descrição de seus interesses.

Sivic

Agende VCs

SIVIC: Agendamento de Videoconferência Multiponto.

O sistema de reserva de salas de Videoconferência H323 facilita a busca de salas habilitadas com unidades multiponto para este tipo de encontro na América Latina, com o objetivo de de maximizar recursos para a gestão das equipes de trabalho ou para a integração das comunidades de pesquisa. O SIVIC permite, em um mesmo espaço, organizar videoconferências em diversos países, permitindo que todos os participantes reservem suas próprias salas de videoconferência na região.

SIVIC possui ainda o primeiro conjunto colaborativo de MCU na América Latina: quatro países compartilham aqui os portos de seus MCU, garantindo uma disponibilidade de até 50 pontos de conexão padrão simultânea e 10 pontos de conexão de alta definição.

O SIVIC, está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, e permitirá aos usuários de sua instituição fazer reservas de salas de videoconferência certificadas para realizar suas reuniões e eventos online com mais qualidade.O SIVIC garante a gestão efetiva das reservas e o uso apropriado das salas, segundo as políticas de uso de cada instituição. Através deste sistema, os usuários também podem enviar convites a terceiros e tornar pública a atividade, ampliando a visibilidade do evento.

Junte-se ao SIVIC! Você pode fazê-lo agora mesmo, por meio do portal de videoconferências de sua RNIE ou através do acesso do Colaboratório aos espaços de colaboração online para as comunidades de pesquisa latino-americanas.

eNVIO

Transferência

eNVIO

Com nosso serviço para a transferência de grandes arquivos você poderá fazer upload de documentos, imagens, apresentações, vídeos e muito mais na nuvem acadêmica a partir da qual poderá compartilhá-los de forma rápida e segura com seus contatos.

eNVIO está disponível para todas as comunidades de pesquisa e membros das instituições sócias das redes nacionais que integram RedCLARA e que estão registrados no Colaboratorio.

Esta ferramenta, assim como os demais serviços do Colaboratorio, pode ser integrada aos portais das redes latinoamericanas e europeias.

Como usar o eNVIO?

Entre no Colaboratorio de RedCLARA e selecione o serviço. Preencha os campos do formulário do eNVIO, escolha o arquivo que será enviado e informe o e-mail dos destinatários (há 10GB de espaço disponível em cada transferência). Defina o tempo durante o qual o material estará disponível para download. Depois de 20 dias o sistema deletará os arquivos automaticamente. eNVIO permite arquivos doc, xls, pdf, docx, odt, xlsx, mov, rar e zip. Caso você tenha mais de um arquivo ou documentos em outros formatos, você deve comprimí-los e enviá-los em um dos formatos citados acima. Somente as pessoas definidas por você receberão o link para baixar os arquivos.

Agenda Global de Eventos

Eventos

Agenda Global de Eventos

Conheça as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas distintas comunidades científico-acadêmicas ao redor do mundo. Baseada na tecnologia Indico, esta ferramenta também permite que você organize as bases dos eventos e atividades desenvolvidas por sua comunidade.

Foodle

Foodle

Foodle

Foodle é um serviço prestado por UNINETT que permite convidar pessoas, via e-mail, para responder sobre suas preferências de data e hora para a realização de reuniões. De forma simplificada, o administrador do encontro informa o título/tema da reunião, seus objetivos e uma série de possibilidades a serem votadas pelos convidados, facilitando a escolha do melhor horário para os participantes.

O sistema conta ainda com a possibilidade de assignar deadlines para as respostas, definir a localização do evento, sua zona horária – em caso de reuniões internacionais – e até mesmo a proposição de novas datas pelos participantes. Na prática, Foodle também economiza o tempo que antes seria gastos em longas discussões por e-mail ou aplicativos de mensagem na busca por consenso entre os interessados.

Noticias

Leonardo Rodríguez: “Esperamos fortalecer la articulación con las comunidades científicas de las dem

leoLa premisa de que “un gran poder conlleva una gran responsabilidad” puede aplicarse muy bien al momento que vive el nuevo director de la red académica colombiana, RENATA, Leonardo Rodríguez. Tras asumir el rol de representante legal de la red en octubre pasado, Rodríguez, que es magíster en Gestión de Organizaciones y especialista en Gestión de Recursos Humanos, empieza 2017 con el desafío de hacer crecer aún más a RENATA, una de las infraestructuras de las más modernas en Latinoamérica, y que demanda ser reconocida y gestionada para obtener el mayor provecho de ella.

Leia mais...

11 de fevereiro: participe do webinário “Entendendo o autismo a partir de uma mudança de paradigma”

autismo

Os impactos do autismo na vida da pessoa e de seu entorno, os aspectos emocionais da condição, suas desordens sensoriais e muitos outros assuntos relacionados ao transtorno serão discutidos no sábado, 11 de fevereiro, no Webinário “Entendendo o autismo a partir de uma mudança de paradigma”.

Leia mais...

Extensão do projecto EUMEDCONNECT3 e aumento da capacidade do Líbano estimulam RNIEs do Mediterrâneo

IMG 1466

O ano começou bem para a comunidade TIC do Mediterrâneo Oriental graças a uma extensão de três anos do projecto EUMEDCONNECT3, financiado pela UE e que apoia a conectividade internacional de P&D na região.

Leia mais...

LA Referencia se integra à plataforma de ciência aberta OpenAIRE

C2cgEiTXAAEh1SB

Mais de um milhão de registros de publicações de acesso aberto na América Latina já podem ser encontrados na plataforma europeia OpenAIRE. Desde dezembro de 2016, OpenAIRE começou a colher registros de LA Referencia, a rede de repositórios regional que agrega metadados das publicações de acesso aberto.

Leia mais...

Estudantes latinoamericanos ingressam no projeto ALICE

sinaloa

O projeto ALICE, do Grande Colisor de Hadrons (LHC, por sua sigla em inglês), da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), na Suiça, conta com a contribuição de jovens estudantes de Sinaloa, México.

Leia mais...

Nossos Serviços

Cada país da América Latina pode conectar-se a RedCLARA através de sua Rede Nacional de Pesquisa e Educação, RNIE. Atualmente, estão conectados à nossa rede Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela.

A nível de capacidade, a RedCLARA tem uma infraestrutura entre os nós da América Latina mencionados, na modalidade de IRU (Irrestrictible Right of Use) a 10 ou 15 anos. Neste modelo, RedCLARA tem fibra escura na América Central, passando por Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México, uma linha de 10 Gbps entre Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), assim como um lambda de 10 Gbps entre Buenos Aires (Argentina) e Porto Alegre (Brasil).

 

RedCLARA é +Rede +Ciência, e sua conectividade e serviços que, sobre sua infraestrutura de Internet avançada operam online, estão destinados a fomentar o desenvolvimento de iniciativas de pesquisa científico-acadêmicas latino-americanas; verdadeiras oportunidades para pesquisadores, cientistas e acadêmicos da região.

De caráter gratuito, os serviços de RedCLARA podem ser utilizados somente pelos membros das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIE) que na América Latina estão conectados à sua infraestrutura de rede, e por aqueles cientistas, acadêmicos e pesquisadores que pertencem a uma instituição conectada a estas RNIE. Além dessa conexão, é preciso que a pessoa interessada em empregar nossos serviços de colaboração se registre no Portal de Comunidades de RedCLARA.

 

]Concebido para fomentar a colaboração entre as distintas comunidades de pesquisa e facilitar o trabalho de cientistas, acadêmicos e dos membros das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação de RedCLARA, o portal oferece acesso direto e gratuito aos serviços de multiconferência (SIVIC), videoconferência (VC Espresso), transferência de arquivos pesados (eNVIO), gestor de eventos e atividades acadêmicas (Indico), alertas de fundos de financiamento, Wikis, entre outros que te convidamos a conhecer.

RedCLARA: +Rede +Ciência.

Te convidamos a conhecer

RNIE Parceiras e Associados Empresariais

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA RT @lacnic: Si estás interesado en el despliegue #IPv6, #Ciberseguridad, #Interconexión Regístrate a #LACNIC27 ¡Te esperamos! https://t.co/
RedCLARA RT @Red_RENATA: Está abierta la convocatoria del Proceso Electoral para la Comisión Electoral de LACNIC https://t.co/9ZbJtmkk8Z @lacnic

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps